domingo, 8 de abril de 2012

TRAPACEIRO DA VIDA



"A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra." (Provérbios 17:24 ARA)

Nesses dias tenho observado com curiosidade, alguns comentários sobre o conhecido conto do arqueiro infalível, que vale a pena lembrar: Havia um arqueiro que jamais errava a flechada. Toda a aldeia se impressionava com sua habilidade. Quem entrava na floresta onde o arqueiro treinava, ficava pasmado: ele acertava sempre no centro do alvo. Que mira! Às vezes o alvo estava no topo de uma árvore altíssima e lá estava a flecha dele no centro. Outras vezes a árvore tinha  espessura fina e ainda assim ele conseguia acertar na mosca. O que as pessoas não sabiam era que o cara pintava o alvo em volta da flecha fincada. 

Alguns consideram que “A história do arqueiro infalível lembra que todas as teorias e conclusões podem ser adaptadas de acordo com o resultado”, outros aplicam-na dizendo quando não se tem alvo definido qualquer resultado está de bom grado

Não sei vocês mas o meu conceito em relação a este arqueiro é que é um grande trapaceiro enganando a si mesmo e a vida, e nisso não há sabedoria nenhuma. Notem o que o versículo do cabeçalho nos ensina: os olhos do insensato não olham para nada, não têm foco, não miram em alvo nenhum. É princípio básico àquele que quer acertar o alvo, mirá-lo. Penso que qualquer bom discípulo de Jesus O tem como alvo. Portanto, temos que focar Nele, ter Nele todo parâmetro. Vejo com tristeza profunda grupos religiosos criarem rótulos, métodos, moveres, ritos, nações sagradas, igrejas sagradas, bíblias sagradas, produtos religiosos que vêem-se claramente que o alvo nunca é Jesus, mas vantagens pessoais, financeiras, poder político, fama, egoísmo, manipulações e muitas outras. Isto é insensatez, é olhar para o lado, se distrair com as circunstâncias e consequentemente errar o alvo, é lançar mão do arado. Nós estamos esclarecidos a respeito da Palavra de Deus o suficiente para tomar uma decisão acertada: ou focamos o Alvo ou ficamos vagando entre um erro e outro (lembremos que pecar significa errar o alvo).

Neste caminho sem protocolos é fundamental focarmos em Jesus em amor, senão estamos sujeitos a errar o alvo, e, se porventura errarmos o Alvo, não pintemos o resultado a nosso favor, miremos novamente para o aperfeiçoamento em verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário